Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Dias úteis: 8h às 18h 0800 570 0800
Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Olá, entre ou cadastre-se
Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Olá, entre ou cadastre-se
O COVID-19 ou uma nova realidade de mercado colocou você e a sua equipe trabalhando em casa? Então é preciso criar uma nova rotina. Reunimos aqui três passos para que você tenha controle e mantenha a produtividade no trabalho, mesmo que seja na mesa da sua sala.
1. Crie uma nova rotina e novos hábitos
Crie novos processos de trabalho na sua própria casa para que seu cérebro entenda que você está trabalhando. A produtividade diária está diretamente relacionada com uma rotina – até 40% das nossas ações são movidas por hábito. Por isso, se você não está acostumado a trabalhar em casa, criar uma nova rotina, ajuda seu cérebro a compreender que o local de trabalho mudou, mas a produtividade não.
Estabeleça novos hábitos e coloque-os sistematicamente na sua rotina procurando ao máximo possível seguir a mesma ordem diariamente. Por exemplo: acordar, exercitar-se, tomar café, se trocar, abrir o computador e iniciar as atividades. Não deixe de se trocar, mesmo em casa. Essa nova rotina vai ajudar o seu cérebro compreender que o trabalho efetivamente começou.
De preferência, mantenha um local específico de trabalho dentro de casa – mesmo que você não tenha um escritório. Escolha um cômodo que te ofereça conforto, ergonomia e que seja organizado.
2. Faça uma lista de tarefas com prazos
Na medida em que você tiver uma lista de tarefas e conseguir cumpri-las uma a uma, isso lhe trará motivação e também evidências de produtividade. Mantenha-se motivado com uma lista de tarefas e projetos de curto e longo prazo.
Registre as tarefas diariamente, mesmo que pequenas. Sobretudo essas tarefas pequenas é que lhe darão a certeza de que o caminho para projetos maiores está sendo percorrido.
É muito importante dividir as grandes tarefas em pequenas atividades, sem deixar para realizá-las de uma vez só. Deixar um grande trabalho para realizar numa única tacada, na véspera da sua entrega, é assumir um alto risco. Você pode não conseguir resolver problemas que aparecem na última hora, como encontrar uma informação ou uma pessoa chave para a realização do trabalho.
Super importante também é escrever sua lista. Como? Pode ser em uma lista no Excel, um bloco de notas, uma folha de papel ou até mesmo um gerenciador de projetos. Existem plataformas on line e com versões gratuitas para gerenciamento de projetos, como exemplo cito aqui o Trello plataforma totalmente gratuita e intuitiva.
Estabeleça prazo para tudo. Uma lista de atividades ou as ações de um projeto maior sem prazo tendem a ser ineficiente. Coloque em ordem cronológica e de prioridade. Comece o dia com as entregas mais urgentes. A partir desses prazos, você também conseguirá monitorar a entrega da sua equipe, fazer cobranças e eventualmente reprogramar atividades com maior segurança e sem o prejuízo do resultado.
3. Adote ferramentas para estar próximo
Mesmo em casa, você não precisa estar sozinho. Nossos celulares, redes sociais e computadores dão conta de nos mantermos conectados. No entanto, mensagens de texto, áudios, listas e relatórios não serão suficientes para resolver todos problemas. Muitas vezes é somente com o diálogo que conseguimos despertar a criatividade, encontrar soluções e avançar de forma construtiva.
As reuniões são necessárias para debater ideias, gerar maior compreensão e engajamento. Nesse caso utilize ferramentas para conversar com a sua equipe e para reuniões com parceiros e clientes. As possibilidades são muitas, aqui cito algumas dessas ferramentas:
Imagem de Free-Photos por Pixabay
Fonte: https://comunidadesebrae.com.br/negocios-em-turismo/3-passos-para-trabalhar-home-office-estar-em-casa-e-nao-perder-produtividade
Por Patricia Albanez Seguir
Você quer se tornar um empreendedor mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir? O SEBRAE sempre tem uma forma de transformar seu projeto em realidade ou aperfeiçoar seu negócio para melhor adaptação às mudanças de mercado. O que você precisa?