Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Dias úteis: 8h às 18h 0800 570 0800
Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Olá, entre ou cadastre-se
Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Olá, entre ou cadastre-se
Timon – O Empreendedorismo foi tema de feiras educativas realizadas no mês de junho, fechando o primeiro semestre letivo em escolas de Timon. O Colégio Montessori e o Colégio Rita Miranda, ambos realizaram a Feira JEPP, uma ação que faz parte do Programa Jovens Empreendedores Pequenos Passos (JEPP), executado pelo Sebrae. Cerca de mil pessoas prestigiaram as feiras das escolas.
O JEPP é uma das ações do Plano Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), implantado pelo Sebrae Maranhão em diversos municípios do estado, em uma iniciativa de sua diretoria executiva e articulação do diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, que estabeleceu a educação empreendedora como uma das ações prioritárias do Sebrae no estado.
“O comportamento empreendedor deve ser estimulado, uma vez que se trata de um saber essencial para a inserção no mercado de trabalho. Também entendemos que é uma forma de mudar a realidade das pessoas”, ressalta João Martins.
As feiras tiveram a parceria do Sebrae, por meio da Unidade Regional em Caxias, que atende as escolas com o desenvolvimento do JEPP. O gerente regional, Cesar Guimarães; e o coordenador do Núcleo de Atendimento Empresarial NAE -Timon, Fábio Bernardes, participaram do evento. “A Feira mostra como o JEPP se tornou um programa de sucesso nas escolas. Ela fecha a metodologia que foi aplicada com os alunos durante o semestre, mostrando os resultados positivos, com alunos engajados e conscientes da importância do empreendedorismo para a vida escolar e pessoal”, afirma o gerente.
Nas Feiras, os estudantes expuseram e comercializaram produtos e serviços desenvolvidos por eles ao longo do semestre, como parte da disciplina de educação empreendedora. No Colégio Montessori, foram 104 alunos envolvidos, do 1 º ao 5º ano, onde os mesmos exercitaram o ato de fazer, pensar e aprender, características fundamentais para o comportamento empreendedor. Já na Colégio Rita Miranda foram 210 alunos envolvidos, do 1° ao 9º ano.
Para a diretora e proprietária do Colégio Montessori, Sônia Pereira, a adesão da escola ao Programa mudou a vida dos estudantes. “Desde quando o JEPP começou a ser aplicado na escola percebemos os alunos mais engajados, com outra visão de futuro e também com novos comportamentos em sala de aula. Na Feira é possível ver um pouco do que eles aprenderam no semestre e como o empreendedorismo se tornou um importante tema na vida de cada um deles”, relata a diretora.
As feiras contaram com espaços onde cada turma foi responsável por um tema, como ervas aromáticas, temperos naturais, brinquedos ecológicos, sabores de cores, ecopapelaria, artesanato sustentável, empreendedorismo social, novas ideias e grandes negócios. A proposta do JEPP é fazer que os alunos trabalhem desde a produção à comercialização, estimulando-os assim a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.
Você quer se tornar um empreendedor mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir? O SEBRAE sempre tem uma forma de transformar seu projeto em realidade ou aperfeiçoar seu negócio para melhor adaptação às mudanças de mercado. O que você precisa?