Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Dias úteis: 8h às 18h 0800 570 0800
Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Olá, entre ou cadastre-se
Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Olá, entre ou cadastre-se
Centralizar o papel de liderança dentro da empresa é uma postura já bastante ultrapassada. É muito mais inteligente identificar os colaboradores da equipe com perfil para liderar e desenvolver neles essa habilidade. Isso faz a empresa adquirir “embaixadores”, além de melhorar a sua retenção de talentos. A seguir, saiba como fazer isso.
Como identificar lideranças?
O primeiro passo é saber como identificar esses líderes em potencial. Para tanto, observe os seguintes aspectos:
Bom relacionamento com toda a equipe
Sabemos que um líder deve motivar os demais, por isso, é imprescindível que o profissional demonstre capacidade de manter bons relacionamentos, dialogando com todos, sem causar atritos, sabendo gerenciar possíveis conflitos entre os colegas. O líder “nato” precisa ter essa diplomacia e desenvoltura para conviver com pessoas que têm perfis muito diferentes.
Ser flexível
Observe aquele colaborador que demonstra uma facilidade em se adaptar às mudanças de cenário, que é aberto a receber e integrar no seu dia a dia novas ferramentas e processos. Afinal, se ele se tornar um líder, vai precisar conduzir a equipe nas mudanças futuras que a empresa vai atravessar.
Comprometimento
Obviamente, um líder precisa ter uma performance satisfatória dentro das suas atividades. Deve ser dedicado, buscar os melhores resultados, demonstrar proatividade e também ter a humildade de reconhecer suas limitações e buscar suporte quando necessário.
Como potencializar lideranças?
Uma vez que esses líderes em potencial foram mapeados, essa capacidade de liderar vai precisar ser desenvolvida. Para isso, as orientações são as seguintes:
Conversa transparente
Primeiramente, é preciso saber se essa pessoa é aberta para exercer esse papel de líder, ajudando a conduzir o restante do grupo. Para isso, chame-a para uma conversa, explique que essas características acima foram identificadas no seu perfil e que a empresa gostaria deve contar com ela para motivar o time. Essa conversa pode ser acompanhada de alguma atividade que desafie o colaborador em questão a demonstrar a sua capacidade de liderança.
Treinamento
Para liderar, uma pessoa precisa ter conhecimento de gestão de pessoas. Assim, se a empresa quer ter novos líderes, vai ter que investir em treinamento e capacitação nesse sentido. Desse modo, o fato de o profissional ser muito bom na sua atividade, não necessariamente significa que ele já tenha esse tipo de compreensão.
Delegue responsabilidades a eles
A ideia de desenvolver líderes é que eles possam assumir certas responsabilidades que, antes, recaíam totalmente ao gestor. Então, vai ser necessário abrir mão de ter o controle sobre tudo para permitir que eles executem essas tarefas de maior confiança.
Escute seus líderes
O líder é a ponte entre a equipe e os gestores, por isso, é importante que sejam ouvidos com atenção! Se possível, realize reuniões periódicas com eles para manter uma comunicação direta e transparente.
Recompense-os
Se uma pessoa vai exercer uma função de liderança além do que já faz na empresa, ela naturalmente precisa ser recompensada por isso. Identificar e desenvolver líderes pode impactar de forma muito significativa o relacionamento da empresa com a equipe.
Você quer se tornar um empreendedor mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir? O SEBRAE sempre tem uma forma de transformar seu projeto em realidade ou aperfeiçoar seu negócio para melhor adaptação às mudanças de mercado. O que você precisa?