Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Dias úteis: 8h às 18h 0800 570 0800
Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Olá, entre ou cadastre-se
Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Olá, entre ou cadastre-se
Nos dias de hoje, muito maior do que a busca por um salário alto é aquela por flexibilidade, comodidade e boas condições de trabalho em uma atividade prazerosa que gere a sensação de recompensa e satisfação.
Em função disso, é cada vez maior o número de brasileiros que dão o primeiro passo em busca da abertura do seu próprio negócio. E os dados de empreendedorismo no Brasil estão aí para confirmar: dados do Sebrae apontam que 52 milhões de brasileiros possuem seu próprio negócio atualmente – sendo que deste total, 9,031 milhões são MEI (microempreendedores individuais). Com esse número, o Brasil caminha para o recorde de empreendedores de toda história, mesmo em ano de pandemia.
A internet como ferramenta para ampliação de possibilidades
O empreendedorismo digital surge como uma forte tendência para aumentar ainda mais as possibilidades de atuação, basicamente porque ele permite a entrada no mercado com baixo investimento financeiro e alto retorno (desde que os esforços sejam igualmente elevados).
O empreendedorismo digital consiste então no ato de criar um negócio no ambiente digital, que funcione, básica e principalmente por meio da internet.
Diferente dos empreendimentos físicos, realizados fora do espaço online, o empreendedor digital geralmente consegue investir um valor inicial mais baixo, especialmente porque não demanda de estrutura física muito complexa para funcionar.
São alguns exemplos de negócios digitais: marketplaces, e-commerce, portais de cursos on-line, blogs ou sites de conteúdo e qualquer tipo de serviço oferecido exclusivamente no ambiente digital.
Por que investir no ambiente digital?
A seguir, confira 4 (ótimos) motivos para investir nessa modalidade.
O Brasil possui hoje 134 milhões de usuários conectados à internet. Com um ambiente digital que não para de crescer a cada ano, abrir um empreendimento nesse espaço tende a ser um bom negócio.
No ambiente digital, negociar, divulgar e vender são ações realizadas com muito mais dinamismo. Os encontros presenciais já não são assim tão necessários, e as transações são ágeis e feitas instantaneamente.
Como já mencionamos anteriormente, sem a necessidade de investir em equipamentos, aluguel, funcionários, mobília e outros, um empreendimento digital demanda investimento inicial muito mais baixo – assim como para mantê-lo em operação.
Em um cenário em que cada vez mais pessoas estão conectadas, fazer com que o seu negócio digital chegue a elas também é muito mais fácil. Com investimento em marketing e demais estratégias, o seu negócio pode chegar a um número cada vez maior de pessoas.
Agora você já conhece mais sobre empreendedorismo no ambiente digital e até alguns motivos para explorar essa nova modalidade de negócio que, como vimos, só tende a crescer ao longo dos próximos anos.
Pensando em empreender? O Sebrae Maranhão pode ajudar você a começar de forma planejada. Aproveite a visita em nosso site para explorar demais postagens e orientações para empreendedores.
Você quer se tornar um empreendedor mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir? O SEBRAE sempre tem uma forma de transformar seu projeto em realidade ou aperfeiçoar seu negócio para melhor adaptação às mudanças de mercado. O que você precisa?