Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Dias úteis: 8h às 18h 0800 570 0800
Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Olá, entre ou cadastre-se
Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Olá, entre ou cadastre-se
O único recurso que a sua empresa tem e que nenhum concorrente pode ter o mesmo é o capital humano. É a capacidade e talento dos profissionais que trabalham com você. E cabe à empresa buscar e implementar estratégias para gerenciar essas pessoas, desenvolvendo o seu potencial e melhorando cada vez mais o relacionamento com elas. Veja a seguir algumas dessas estratégias que você pode adotar:
Alinhamento de metas e competências
Uma gestão inteligente de pessoas deve garantir que cada colaborador saiba com clareza qual é o seu papel dentro da empresa; o que ele pode e deve fazer para, dentro das suas possibilidades, fazer o empreendimento atingir seus objetivos.
Para isso, é necessário estabelecer metas para esses profissionais que estejam alinhadas tanto com os objetivos da empresa quanto com as competências que eles demonstram ter.
Esse alinhamento precisa acontecer tanto inicialmente, no ingresso do colaborador na empresa, quanto durante a sua permanência, sempre reavaliando se aquilo que foi firmado continua tendo sentido de acordo com a postura e performance que o profissional sustenta.
Implemente a cultura de feedback
O medo do feedback não é nada construtivo para a equipe, por isso, ele deve ser naturalizado e fazer parte da cultura corporativa. Para que isso aconteça, é preciso estabelecer reuniões sistemáticas de feedback, com uma frequência determinada e um checklist a ser seguido. Mas, ao mesmo tempo, também é interessante estimular esses retornos entre os próprios colaboradores com seus pares, no dia a dia.
Se a empresa conseguir fazer com que os profissionais colaborem com o desenvolvimento uns dos outros, ninguém vai sair perdendo!
Investir na retenção de talentos
A perda de grandes profissionais é um dos maiores desafios das empresas atuais. O mercado está cada vez mais competitivo e isso não vale apenas para a disputa por clientes. Por isso, outra dica é investir em medidas que visem à retenção de talentos. Além das dicas que já citamos e que contribuem com isso, existem outras nesse sentido:
– Investir nas entrevistas demissionais, deixando o profissional à vontade para ser transparente sobre as razões que o levaram a se demitir;
– Buscar reconhecer esses colaboradores e recompensá-los na medida de sua performance (e de acordo com métricas preestabelecidas);
– Construir planos de carreira para que eles vislumbrem um futuro dentro da empresa;
Revisite a remuneração e bonificação que a sua empresa concede
Quanto tempo faz que você não atualiza a remuneração e os bônus que oferece para a sua equipe? Será que eles ainda estão dentro do que se pratica no mercado ou os seus profissionais facilmente encontrariam oportunidades mais atrativas? Lembre-se: uma boa remuneração estimula os colaboradores a se dedicarem e alcançarem bons resultados.
Dê voz aos colaboradores!
Faz parte de uma gestão inteligente de pessoas incentivar os seus colaboradores a se manifestarem! Eles devem ser envolvidos nas tomadas de decisão, apontar as falhas que percebem nos processos e trazer as suas sugestões. Além de se sentirem mais valorizados, isso pode realmente trazer novas perspectivas muito válidas.
Potencialize ao máximo o capital humano que a sua empresa tem!
Você quer se tornar um empreendedor mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir? O SEBRAE sempre tem uma forma de transformar seu projeto em realidade ou aperfeiçoar seu negócio para melhor adaptação às mudanças de mercado. O que você precisa?