Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Dias úteis: 8h às 18h 0800 570 0800
Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Olá, entre ou cadastre-se
Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Olá, entre ou cadastre-se
Ter uma boa equipe de vendas é importante para qualquer empresa, mas tão importante quanto os colaboradores, é ter alguém competente para liderar e fazer todos caminharem na mesma direção.
Essa figura já não pode mais ser uma pessoa autoritária, sendo apenas o chefe que manda e desmanda. No entanto, isso não significa que se deve deixar cada um fazer o que bem entender.
Então, para ajudar você a entender qual a real importância que um bom líder deve ter, montamos uma lista com algumas atribuições, explicando o efeito de cada uma nas pessoas.
Motivador
A pessoa responsável por liderar, tem a incumbência de motivar todos os seus comandados, criando um clima favorável e, se possível, amistoso. Também é quem deve criar oportunidades para a equipe, ajudando todos a evoluir em suas carreiras.
Ele é quem deve treinar seu grupo, devendo ir além de simples palestras e reuniões extensas. Ele deve estabelecer metas, com resultados desafiadores, mas que sejam possíveis de se alcançar.
Agregador
Uma de suas principais funções é fazer com que seus colaboradores, cada um com sua personalidade, experiência e vivência, trabalhem de maneira unida. Deixar a equipe engajada e comprometida, com o foco em um objetivo comum, é algo que bons líderes devem almejar.
Os colaboradores, ao atingirem suas metas, devem ter sua atenção voltada para resolver o problema do cliente.
Gerir os conflitos é parte integrante do seu trabalho também, afinal existem várias gerações distintas sendo “obrigadas” a conviver. Essa diferença de idade, hábitos e valores, invariavelmente, vai trazer uma certa dose de atritos.
Portanto, cabe ao líder, gerir todos da melhor maneira possível, usando suas habilidades para encontrar um meio termo, que fique de bom tamanho para ambas as partes.
Ser o exemplo a ser seguido
Com dissemos no início, a figura do chefe que manda e é autoritário, tem vida curta.
É preciso que ele saiba o que fazer, como fazer e ser o exemplo para todos da equipe se espelharem. Ele deve inspirar e convencer a todos, provando que estão trilhando o caminho certo, a fim de fazer a empresa crescer.
Se o empreendimento cresce e prospera, a tendência é de que todos os envolvidos acompanhem essa subida.
A liderança deve ser exercida todos os dias, ganhando a confiança de todos ao longo do tempo, com ações e soluções efetivas, deixando claro para o grupo, que o seu objetivo é fazer todos os integrantes evoluírem em suas carreiras.
Delegar tarefas
Uma das atitudes mais importantes, mas também mais difíceis, é abrir mão do poder total sobre as ações que a equipe tem que fazer.
Estar sempre em cima dos colaboradores, cobrando e não dando espaço para que executem suas tarefas, é uma demonstração de falta de confiança nas capacidades das pessoas da equipe.
Um bom líder é capaz de delegar as tarefas, mostrando a importância de cada uma para o responsável por executá-las, dando a liberdade necessária aos seus colaboradores, servindo como um apoio para eventuais decisões mais complexas.
Podemos concluir, portanto, que ter um bom líder em seu time de vendas é extremamente importante, tanto para a equipe em si quanto para a empresa, afinal é o empreendimento que vai colher os frutos de uma liderança bem-feita.
Você quer se tornar um empreendedor mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir? O SEBRAE sempre tem uma forma de transformar seu projeto em realidade ou aperfeiçoar seu negócio para melhor adaptação às mudanças de mercado. O que você precisa?