Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Dias úteis: 8h às 18h 0800 570 0800
Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Olá, entre ou cadastre-se
Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Olá, entre ou cadastre-se
Você é um Microempreendedor Individual (MEI) ou pretende se tornar um em breve? Pois, então, fique sabendo que é extremamente importante entender como fazer a Declaração Anual do MEI – Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais de Tributos do Simples Nacional para Microempreendedores Individuais, também conhecida como DASN-SIMEI.
Em linhas gerais, um dos principais objetivos dessa declaração é regularizar o negócio, já que quando um microempreendedor não presta conta a respeito dos seus rendimentos, pode ter o registro da sua pequena empresa cancelado.
A boa notícia, nesse sentido, é que é algo realmente muito simples fazer a declaração anual do DAS, sendo que tudo acontece de maneira online. Quer conferir um passo a passo completo? Então, continue acompanhando este conteúdo até o final.
De forma resumida, a declaração anual do DAS nada mais é do que uma prestação de contas realizadas pelos microempreendedores à Receita Federal, por isso é algo obrigatório.
Da mesma maneira que Pessoas Físicas devem declarar o Imposto de Renda corretamente, por exemplo, as Pessoas Jurídicas que possuem uma empresa do tipo MEI precisam declarar o seu faturamento anual através do DASN-SIMEI. Assim, fica mais simples de entender, não é mesmo?
Então, agora que você já sabe o que é a declaração anual do MEI, chegou a hora de entender como colocá-la em prática, a fim de cumprir com todas as suas obrigações. Continue acompanhando!
Como explicado antes, é muito simples e prático o processo para fazer a declaração anual do DAS, ainda mais por ser tudo online. Ou seja, tendo acesso à internet, é possível realizar a declaração a qualquer hora e em qualquer lugar.
Para facilitar ainda mais, confira o passo a passo completo logo a seguir:
Para começar, entre no <http://www.portaldoempreendedor.gov.br/”Portal do Microempreendedor Individual</a> e, na página inicial, clique em “Faça a sua Declaração Anual de Faturamento”. Então, será necessário preencher o formulário que irá aparecer em tela para fazer login na plataforma.
Conseguiu entrar no site corretamente? Se a resposta for positiva, o próximo passo é escolher o tipo de declaração “Original” e clicar nele. Depois, no espaço ao lado, selecione a opção referente ao ano anterior.
Vale ressaltar que o outro tipo de declaração, conhecido como “Retificadora”, é utilizado somente para substituir a original. Ou seja, você deve selecionar apenas se precisar emitir uma nova via, em casos de erros, por exemplo.
Para finalizar, portanto, na próxima página que abrir, você precisará preencher um novo formulário, com as informações relacionadas ao ano-calendário em questão.
Nesse momento, será necessário informar a receita bruta total com atividades de:
– Comércio;
– Indústria;
– Transportes intermunicipais e interestaduais;
– Fornecimento de refeições.
Além disso outras atividades como a receita bruta total dos serviços prestados de qualquer natureza, exceto transportes intermunicipais e interestaduais e, por fim, a receita bruta total de tudo.
Outra etapa importante desse último passo é colocar se possui ou não um empregado, selecionando a opção correta localizada depois das declarações de faturamento.
Viu só como é bastante simples fazer sua declaração anual do DAS?
Você confere esse e outros serviços digitais para o MEI em nossa cartilha online. Acesse e baixe gratuitamente em https://loja.ma.sebrae.com.br/loja/conteudos/guia-de-servicos-online-para-o-mei-9
Você quer se tornar um empreendedor mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir? O SEBRAE sempre tem uma forma de transformar seu projeto em realidade ou aperfeiçoar seu negócio para melhor adaptação às mudanças de mercado. O que você precisa?