Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Dias úteis: 8h às 18h 0800 570 0800
Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Olá, entre ou cadastre-se
Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Olá, entre ou cadastre-se
Com a chegada do Coronavírus ao Brasil, o isolamento social foi uma das medidas preventivas para evitar a aglomeração de pessoas e, consequentemente, diminuir a velocidade de propagação do vírus. Com isso, há 3 meses, diversos segmentos empresariais diminuíram ou paralisaram suas atividades. Diante desse cenário, o Sebrae realizou uma pesquisa para avaliar esses impactos da pandemia do Covid 19 sobre as empresas do Maranhão.
Segundo o levantamento, 83,74% das empresas foram afetadas negativamente pela a crise do Coronavírus. Menos de 10% das empresas não tiveram seus negócios afetados pela pandemia do covid-19. O impacto negativo fica claro observando variáveis como a queda ou ausência do faturamento.
Apesar da crise, no Maranhão, a pesquisa mostra que 65,16% das empresas entrevistadas ainda estão em atividade e 60,83% ainda não realizaram demissões em virtude da pandemia.
Para tentar amenizar os efeitos da pandemia nos negócios, 51,53% dos empresários estão buscando apoio nos empréstimos sem juros, negociando redução de impostos e taxas, recorrendo ao auxílio temporário do Governo, entre outras soluções.
A pesquisa, que tem como objetivo entender os impactos da crise nos negócios do Maranhão, ouviu 818 empresas, entre empreendedores individuais e empresas de pequeno, médio e grande porte, além de EPP, dos setores da agroindústria, do comércio, da indústria e de serviços.
Empresas e consumidores
A pandemia de Covid-19 mudou os hábitos e comportamentos das pessoas não só no país como no mundo todo. As medidas de isolamento social que foram adotadas para evitar o contágio da doença fizeram com que empresas revissem seus processos para continuar as atividades. Nesse cenário, os negócios que foram ou já eram capazes de adotar o uso de novas tecnologias e realizar o atendimento remoto conseguiram diminuir os impactos da pandemia do Covid-19.
No Maranhão, segundo a pesquisa, 62,47% das empresas conseguem atender seus clientes de forma remota e 85,89% têm utilizado aplicativo de mensagens, como o WhatsApp, para realizar o atendimento.
Você quer se tornar um empreendedor mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir? O SEBRAE sempre tem uma forma de transformar seu projeto em realidade ou aperfeiçoar seu negócio para melhor adaptação às mudanças de mercado. O que você precisa?