Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Dias úteis: 8h às 18h 0800 570 0800
Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Olá, entre ou cadastre-se
Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Olá, entre ou cadastre-se
Estimular a capacidade empreendedora foi o principal objetivo da Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE), que aconteceu em Açailândia, entre 6 e 11 de junho. Est a é primeira vez que o Sebrae no Maranhão organizou uma ação do tipo na cidade.
Ao todo, 380 potenciais empreendedores participaram da OSE que aconteceu na Vila Ildemar, maior bairro da cidade. A iniciativa faz parte das ações do projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) e contou com a parceria da mineradora Vale e da Prefeitura Municipal de Açailândia.
A formação é destinada a quem já possui uma empresa ou pensa em montar um negócio. Durante os dias de eventos foram discutidas estratégias e técnicas para o aperfeiçoamento na administração de empreendimentos. A expectativa foi criar novas oportunidades e estimular a atividade empreendedora na comunidade.
Um dos microempresários que participou do DET Açailândia foi Maria Pereira de Sousa, dona de um restaurante. Ela disse que buscou nas capacitações melhorar o atendimento e administração de seu estabelecimento. “Abri um restaurante há sete meses e esse curso vai me ajudar a trabalhar certo e melhor”, disse. Essa é a primeira vez que ela participa de uma capacitação promovida pelo Sebrae
A OSE é uma das ações que integram o programa de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET), desenvolvido pelo Sebrae em Vila Ildemar. Cada empreendedor participa de uma série de oficinas ao longo dos cinco dias de evento.
“Essa é uma das estratégias de estímulo ao empreendedorismo na região, que atinge tanto os empreendedores urbanos como rurais. O projeto DET vai trabalhar com diversas ações para criar um ambienta favorável para os pequenos negócios da região crescerem e se estabelecerem no mercado local, o que inclui capacitações, orientações empresariais e ações de estímulo a políticas públicas que favoreçam esses segmentos”, esclareceu o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.
Durante os cinco dias de evento, as atividades aconteceram simultaneamente em dez salas, contando com instrutores individuais em cada uma delas. Além das horas em sala de aula, os participantes terão oficinas coletivas e receberão consultorias individuais sobre seu empreendimento.
Entre os temas abordados estão o Suporte Gerencial, Marketing, Teoria Visionária e Competências e Habilidades Empreendedoras, entre outros. Onze consultores do Sebrae estão ministrando as capacitações voltadas para empreendedores de horticultura, comércio, economia criativa e social.
A solenidade de abertura da OSE aconteceu na segunda-feira (6) e contou com a presença do diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins; do prefeito de Açailândia, Juscelino Oliveira; com o gerente de relacionamento com comunidades da mineradora Vale, André Luis Pereira, e com diversas autoridades municipais e empresariais.
Parar o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão o DET consolida a atuação da instituição na cidade. “ Com a OSE, a intenção é criar outras opções de acesso à informação, conhecimento, ao empreendedorismo, à tecnologia e inovação. Assim, os microempresários e potenciais empreendedores terão instrumentos transformadores que trarão resultados significativos para a sociedade”, afirmou.
Para o prefeito de Açailândia, a iniciativa do Sebrae no Maranhão é uma oportunidade importante para o município e, principalmente, para a Vila Ildemar. “É uma satisfação ver que essas famílias agora serão pequenas empreendedoras, que vão utilizar esses cinco dias de oficinas para saber fazer negócio e obter conquistas”, disse o prefeito durante seu pronunciamento.
André Luis Pereira, gerente de relacionamento com comunidades da Vale, que durante a abertura representou a empresa, destacou a importância da parceria com Sebrae nos projetos sociais e de geração de renda.
“Fomentar o empreendedorismo na região onde a linha de Ferro Carajás passa é fundamental e marca nossa atuação social. Esperamos voltar aqui e encontrar histórias de sucesso, que começam hoje com esse evento”, disse.
Você quer se tornar um empreendedor mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir? O SEBRAE sempre tem uma forma de transformar seu projeto em realidade ou aperfeiçoar seu negócio para melhor adaptação às mudanças de mercado. O que você precisa?