Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Dias úteis: 8h às 18h 0800 570 0800
Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Olá, entre ou cadastre-se
Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Olá, entre ou cadastre-se
O conceito de posicionamento de marca
O posicionamento de marca é maneira de como você quer ser reconhecido pelos seus clientes e lembrado pelas pessoas. É uma grande estratégia de branding que traz um enfoque para a percepção do cliente sobre a sua marca. Aqui, a ideia é o lugar ocupado pela sua empresa na mente dos consumidores em comparação com os seus concorrentes. O mais curioso é que, independentemente da maneira de como o cliente via a sua marca anteriormente e do tipo de reconhecimento que você tinha, você tem a oportunidade de virar esse jogo. Basta estar decidido que quer mudar a imagem da sua empresa e fazer um bom trabalho para que aos poucos você consiga construir um novo cenário. Para fazer isso é preciso considerar vários fatores como: traçar bem o seu público-alvo com todos os principais pontos, e estudar as melhores maneiras para poder se comunicar da melhor maneira com seus clientes em potencial. E todos os elementos da sua estratégia devem estar bem alinhados com as tomadas de decisão de seus colaboradores e intermediadores. Vamos ver agora, o que você deve fazer para posicionar a sua marca!
Como traçar o posicionamento da sua marca
Agora que você aprendeu o que é o posicionamento de marca, chegou o momento de descobrir como aplicar essa técnica no seu negócio. Primeiramente, pergunte como você quer que a sua marca seja reconhecida no mercado? Depois, saiba quais são os seus diferenciais competitivos a serem explorados, e se aprimore neles. Essas duas questões funcionam como a espinha dorsal para as suas ações de marketing. Em suma, com um bom posicionamento de sua marca alinhada a uma boa entrega de produtos e serviços, você fica muito mais próximo do sucesso.
Principais vantagens do gerenciamento de marca:
Listamos aqui, resumidamente, as sete maiores vantagens do gerenciamento de marca. São elas: Reforço de qualidades do seu trabalho, ampliação do alcance da sua verdade, entrega de valor ao seu público-alvo, aproximação de eventuais clientes, parceiros e contratantes, construção de reputação de qualidade, posicionamento como autoridade e aumento de alcance para palestras, indicações e promoções.
Pequenas marcas também podem aplicar?
Infelizmente, muitas pessoas quando ouvem a palavra ‘’branding’’, associam a ideia a uma coisa distante das marcas pequenas e médias e acabam falando coisas como: “isso não é pra mim.” Esse tipo de pensamento limita o crescimento da sua marca, já que a maioria das marcas que hoje são grandes já foram pequenas um dia e cresceram também por conta da aplicação dessas estratégias. Você pode adequar a aplicação de técnicas de posicionamento das grandes marcas para a atual realidade da sua empresa, desde que com originalidade, é claro. Você pode ter certeza que grandes marcas, como Coca-Cola, Heineken, Itaú, Ambev, Magazine Luíza, Nubank, conseguiram entender muito bem o seu produto, estudaram o mercado, traçaram o propósito, e tiveram boas maneiras de se comunicarem com os seus públicos. Por isso, não hesite em aprender sempre sobre a gestão de sua marca, se envolver com ela, além de estruturá-la e promovê-la da melhor maneira possível.
Você quer se tornar um empreendedor mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir? O SEBRAE sempre tem uma forma de transformar seu projeto em realidade ou aperfeiçoar seu negócio para melhor adaptação às mudanças de mercado. O que você precisa?