Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Dias úteis: 8h às 18h 0800 570 0800
Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Olá, entre ou cadastre-se
Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Olá, entre ou cadastre-se
O estado do Maranhão adotou o lockdown e agora apresenta soluções para abertura gradual do comércio em São Luís. A ideia é abrir o comércio aos poucos para que todos se adaptem à nova realidade resultante da pandemia causada pelo coronavírus
Por isso, a fim de colaborar para evitar a propagação do vírus e a necessidade de fechamento novamente, foram apresentadas medidas sanitárias. Isso colabora para que comerciantes e consumidores consigam retomar suas atividades com segurança.
A flexibilização das atividades econômicas começou no dia 25 de maio, que ocorreu após o período de lockdown. De início, o permitido era a abertura de pequenos estabelecimentos, nos quais atuam somente o proprietário e sua família.
Hoje já existe a flexibilização para mercados de pequenos e grande porte, atividades de beleza como cabeleireiros, clínicas, construção civil, serviços de hospedagem, óticas, autoescolas e bancos.
As lojas de rua e os shoppings foram autorizados a abrir desde o dia 15 de junho, conforme o protocolo de segurança disponibilizado em cartilha atualizada.
É importante que os comerciantes tenham conhecimento de todo o conteúdo da cartilha destinada a orientar sobre os cuidados durante a abertura dos estabelecimentos.
São medidas que dizem respeito ao uso de equipamentos de proteção, distanciamento, além de higienização de objetos usados durante atendimento e vendas, entre outras informações.
Um resumo do que diz a cartilha:
A cartilha é disponibilizada pelo portal da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc). Nela contém informações detalhadas dentro de cada tópico e traz também um anexo para cada segmento, por exemplo a construção civil e as medidas específicas.
De forma didática e detalhada é indicado todo o processo na hora de atender os clientes evitando contaminação.
Ressaltamos que é preciso a leitura completa da cartilha por parte dos donos de estabelecimentos e empresas autorizadas a abrir. Lá estão todas as recomendações feitas com base em estudo e intenção de prevenir nova onda da doença.
Assim, o comerciante precisa apenas se adaptar às medidas e ficar atento às datas e horários para funcionamento de seu estabelecimento.
Dessa forma, todos podem retomar aos poucos as atividades sem comprometer a segurança e saúde dos moradores da cidade de São Luís.
Os comerciantes e empresários conseguem a retomada gradual do comércio e os consumidores adaptam-se a essa realidade.
Você quer se tornar um empreendedor mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir? O SEBRAE sempre tem uma forma de transformar seu projeto em realidade ou aperfeiçoar seu negócio para melhor adaptação às mudanças de mercado. O que você precisa?