Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Dias úteis: 8h às 18h 0800 570 0800
Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Olá, entre ou cadastre-se
Mais buscados: Sou MEI; Créditos; Consultoria; Boas Práticas…
Olá, entre ou cadastre-se
Até o dia 5 de junho, o Sebrae disponibiliza em seus canais digitais e redes sociais o Mobiliza MEI, evento totalmente gratuito, pautado no enfrentamento da crise advinda pelo novo Coronavírus e na preparação do empreendedor individual para a retomada de suas atividades.
Com o slogan “Reivente, Repense, Recrie”, o evento traz ao MEI cursos online, webinars, lives, podcasts, vídeos, cartilha e e-books com temáticas relacionadas à Finanças, Mercado e Legislação (benefícios, direito, deveres e atividades permitidas) – este último, está mais voltado para quem ainda não é MEI, mas pensa em ser um e quer saber mais sobre essa pessoa jurídica.
Para idealizar a programação do Mobiliza MEI, o Sebrae verificou os setores mais afetados com a crise e focou nos 14 que reúnem mais empreendedores individuais, dispondo conteúdos para quem trabalha com moda, varejo tradicional, beleza, construção civil, serviços de alimentação, logística e transporte, oficinas e peças automotivas, serviços educacionais, artesanato, turismo, indústria de base tecnológica, saúde, economia criativa (eventos e produção) e pet shop e serviços veterinários.
Oficinas (Executadas via WhatsApp)
Organização e Disciplina
Supere a crise!
Período: 19 a 22.05 | 8h às 17h
Carga Horária: 8h
Formato: WhatsApp
Inscreva-se
Descomplica MEI
Formalize-se, organize-se e venda mais!
Data: 21 e 26.05 e 02.06
Horário: 9h
Carga Horária: 6h
Inscreva-se!
Pesquisa de satisfação
A opinião do seu cliente pode guiar o seu negócio
Data: 26 a 29.05 | 8h às 17h
Carga Horária: 9h
Inscreva-se!
Novas regras para os contratos de trabalho
Com Julianna Renna, Agusto Pires e Sanderson França (Sebrae-MA)
Data: 27 a 30.05 | 14h às 18h
Carga Horária: 4h
Inscreva-se!
Finanças Fácil
Organize o caixa de sua empresa!
Data: 29.05
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h
Carga Horária: 8h
Inscreva-se!
Webinars (Transmitidos pela Loja Virtual Sebrae – loja.sebrae.ma.com.br )
O que os gestores públicos podem fazer pela agricultura familiar do município em tempos de pandemia
Com Luís César Pivovar, especialista em Gestão Pública e Desenvolvimento da Agricultura Familiar
25 de maio, às 16h
Inscrições (restritas a secretários municipais de prefeituras maranhenses).
Use suas redes sociais como ferramentas de vendas
Com Fred Rocha (empreendedor, inovador e apaixonado pelo varejo)
28 de maio, às 16h
Inscrições
Ferramentas de Pagamento e carteira digital mesmo sem e-commerce
Com Mercado Pago
29 de maio, às 16h
Inscrições
Turismo e Tecnologia: vendas e relacionamento com o cliente no digital
Com João Berto Ferreira (Sebrae-MA)
01 de junho, às 15h30
Inscrições
Linhas de crédito e financiamento para empresas de Turismo
Com Milena Cabral (Sebrae-MA)
03 de junho, às 16h
Inscrições
Como melhorar a comunicação com uso dos Termos Técnicos do Turismo
Com Fernando Campelo (Setur-MA)
03 de junho, às 16h
Inscrições
Recomendações e Boas práticas de biossegurança para o setor de Turismo e Alimentação Fora do Lar
Com Edmilson Diniz e Luciano Mamede (ANVISA-MA)
05 de junho, às 16h
Inscrições
Lives (Transmitidas simultaneamente pelas redes sociais do Sebrae Maranhão)
E quando a quarentena acabar? Como voltar com tudo para o mercado!
Com Danilo Lisboa, analista técnico do Sebrae-MA
18 de maio, às 16h
Ferramentas de pagamentos digital
22 de maio, às 17h.
Com Ramon Ferreira (Sebrae-MA) e José Tavares (Sebrae-MT)
22 de maio, às 15h
Acompanhe pelo @sebraenacional no Instagram
Delivery como forte aliado em meio à crise – case Karolícias
Com Keila Pontes (Sebrae-MA) e a empresária da Karollyn Barros
22 de maio, às 16h
Controles Financeiros
Com Anderson Lee (Sebrae-MA) e Andreza Lisboa (Sebrae-SE)
25 de maio, às 17h
Acompanhe pelo @sebraenacional no Instagram
Medida Provisória 936 – Supressão e redução de contratos de trabalho em tempo devpandemia
Com Marise Abdalla (Sebrae-MA)
26 de maio, às 16h.
Canais de Comercialização para produtos AGRO
Com Sérgio Delmiro (secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão)
27 de maio, às 16h.
E-books (baixe gratuitamente)
E-book |Soluções de Crédito para enfrentar a crise
E-book – Feiras Livres em Tempos de Coronavírus
E-book – Agricultura Familiar – Dicas para enfrentar o Coronavírus
Consultorias online gratuitas
Agende a sua no 0800 570 0800 ou (98) 9 9991 2335 (WhatsApp)
Análise de Perfil no Instagram
Atendimento remoto Negócio a Negócio
Mais informações:
Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão
(98) 3216-6133
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Facebook.com/sebraema
Youtube/umcsebraema
Twitter: @Sebrae_Ma
Instagram: @SebraeMaranhao
Em pouco tempo a tecnologia revolucionou o dia a dia de diversos empreendedores e seus negócios. Hoje, graças a ela, ficou muito mais fácil estruturar um pequeno negócio sem que haja a necessidade de grandes investimentos. Para quem quer inovar e empreender com criatividade, o mercado continua com oportunidades. Para trilhar com segurança e passos certos o caminho do empreendedorismo, conhecer como formalizar e estruturar um pequeno negócio é fundamental. Assim como a tecnologia, a legislação também criou mecanismos para simplificar tanto a formalização quanto a regularização desses pequenos negócios. Com menos burocracia e um regime tributário adequado, a Lei Complementar n.º 128/08 criou a figura do Microempreendedor Individual que fez com que diversas atividades que tinham dificuldades para se formalizar como empresas no sistema legal tradicional, passassem a ser facilmente regularizadas. Por meio dessa legislação, diversos pequenos negócios podem contar com um CNPJ, emitir notas e terem acesso aos benefícios da Previdência Social.
Para quem quer empreender ou que se formalizou como MEI o SEBRAE preparou esse “Guia Completo do Microempreendedor Individual” justamente para esclarecer dúvidas e orientá-lo sobre suas obrigações e direitos. A melhor forma de ter sucesso em uma nova empreitada é justamente adquirindo conhecimento e informação sobre todos os aspectos que envolvem sua atividade empreendedora. Além de esclarecer, tirar dúvidas e dar dicas importantes sobre como ser um MEI, também separamos um capítulo especial para falar sobre as alterações feitas pela Lei Complementar n.º 147/2014 no regime legal de um MEI. Portanto, se você já se regularizou como MEI também poderá saber quais foram essas alterações e o que a nova legislação altera no dia a dia do seu negócio.
Em 2008, a Lei Complementar n.º 128 criou a figura do Microempreendedor Individual (MEI) estabelecendo um regime jurídico específico para aqueles profissionais que atuavam por conta própria ou que queria iniciar sendo reconhecidos como pequenos empresários. Para ser um MEI é necessário que o empresário realize determinadas atividades previstas na legislação. Além disso, o empreendedor deve atender alguns pré requisitos, os quais falaremos com detalhes no capítulo 3 desse e-book.
O processo de formalização é simples, rápido e gratuito e permite que o Microempreendedor possua um registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), além do certificado de Microempreendedor Individual e uma Inscrição Municipal. Ter um CNPJ, como muitos empreendedores já sabem, dá maior credibilidade ao seu negócio, além de permitir que seu negócio faça parte de processos de licitação, conte com facilidades na hora de ampliar prazos de pagamento, e facilite a compra diretamente de fornecedores. No caso do MEI, vale destacar que o recebimento do CNPJ é simultâneo com o registro das informações junto ao Portal do Empreendedor.
Um dos principais requisitos da legislação para que um empreendedor possa se formalizar como MEI é a realização de determinadas atividades previstas na lei. Diversas atividades ligadas ao comércio, à indústria e à prestação de serviços já estão previstas, nas alterações da lei algumas atividade tem sido incluídas, por isso se aquela que você almeja não está comtemplada vale a pena acompanhar as próximas alterações. Além de exercer as atividades específicas, para se formalizar como MEI é necessário que o empreendedor não fature mais do que R$ 60.000,00 por ano com vendas dentro do país, lembrando que no primeiro ano este limite será calculado proporcionalmente à abertura da empresa. Da mesma forma, o empreendedor não poderá contar com nenhuma participação em outra empresa, seja como sócio, seja como titular.
BAIXE O GUIA COMPLETO
Aqui são realizados todos os serviços relacionados ao Micro Empreendedor Individual – MEI, como por exemplo, abertura e fechamento da empresa, é um canal do Governo Federal.
O SEBRAE fez diversos estudos sobre mais de 450 Ideias de Negócio, que dão uma visão geral sobre cada negócio para apoio na tomada de decisão do futuro empresário. Conheça e tome a decisão sobre o negócio certo para você!
Conteúdos para auxiliar o MEI a implantar os controles necessários para administrar sua empresa e fazer gestão do seu negócio.
O DataSebrae é uma plataforma de inteligência estratégica que contempla uma série de soluções para a gestão e consumo de informação no ambiente dos pequenos negócios. Encontre as respostas que você procura sobre o ambiente dos pequenos negócios.
Conhecimento técnico não é tudo: são as atitudes que diferenciam os empreendedores de sucesso dos demais. O SEBRAE oferece, com exclusividade no Brasil, este seminário cuja metodologia foi desenvolvida pela ONU com o objetivo de fomentar o empreendedorismo ao redor do mundo. Trata-se de uma oportunidade única para você aprender a aplicar, na prática, os 10 comportamentos que os empreendedores bem-sucedidos têm em comum. Os resultados são percebidos imediatamente.
Inovar pode ser simples, pode ser do tamanho da sua necessidade. Você já pensou que sua produção pode ser otimizada com a análise do processo produtivo ou rearranjo do layout? E que sua energia elétrica pode ter seu custo reduzido através de adequação tarifária? Quer dar uma repaginada na sua marca? Quem sabe desenvolver um novo produto? Contrate uma consultoria SEBRAETEC!
Você quer se tornar um empreendedor mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir? O SEBRAE sempre tem uma forma de transformar seu projeto em realidade ou aperfeiçoar seu negócio para melhor adaptação às mudanças de mercado. O que você precisa?